quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Religião e Política em Cabo Frio


 Agora em outubro completou um ano das eleições municipais em Cabo Frio, onde a política e a religião andaram de mãos juntas, ainda que constitucionalmente o Brasil seja um país Laico. Nos últimos meses, Cabo Frio, que possui cerca de 40% da população evangélica, pré-candidatos ao governo do Estado com grande presença no cenário evangélico, estiveram na cidade. São eles: o Bispo Marcelo Crivella, atual Ministro da Pesca do Governo Dilma e senador da Republica no 2° mandato e o Deputado Federal Antony Garotinho, ex-governador e atual líder do PR na Câmara Federal. Ambos conseguem arrastar multidões de eleitores evangélicos e a conclusão de que o numero daqueles que professam a fé protestante tem aumentado progressivamente no Pais e no caso em Cabo Frio com a participação de maneira orgânica na política também. Detalhe importante, ambos fizeram parte do arco de aliança que elegeu o prefeito Alair Correa. Se levarmos em consideração os resultados das ultimas eleições, quando a presença evangélica se tornou mais vigorosa na política, podemos concluir que essa mistura só tem sido parcialmente bem sucedida nos pleitos parlamentares para Senadores, Deputados e Vereadores. Tudo leva a crer, por enquanto que a mistura de religião com política tem alcance limitado. Quando vamos escolher presidente da Republica, Governadores ou prefeitos, avaliamos as condições conjunturais e pessoais dos candidatos para o cargo almejado. De que adianta o candidato ser irmão na fé se não tem capacidade administrativa?
Em suma, a experiência em diversas eleições tem nos demonstrado que a união de religião com a política tem sofrido mais reveses do que êxitos. Isso não significa que devemos ficar alienados e imersos em um fundamentalismo religioso. Antes devemos exercer nossa cidadania desmistificando a balela de que evangélico vota em evangélico. Na verdade o eleitor evangélico consciente e bem informado vota em quem supõe ser o melhor candidato.

Sergio Cunha é Jornalista, e presidente do Conselho de Pastores e Lideres Evangélicos de Tamoios, e pastor da Assembléia de Deus em Unamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário